top of page

Você permite que suas emoções guiem a sua vida?

Todos nós sabemos o quanto é difícil entender e controlar os nossos impulsos e sentimentos. Se todos nós soubéssemos, com certeza lidaríamos de forma mais tranquila e consciente em vários momentos da vida. Imagina poder escolher ser calmo ao invés de ansioso, alegre ao contrário de depressivo? Pois é, a partir do momento que entendemos que somos movidos principalmente pelos sentimentos, é onde começamos a falar em Inteligência Emocional (IE).


A IE é a nossa capacidade de gerenciar nós mesmos e nossas relações com o outro. Isso acontece quando conseguimos identificar e controlar nossas emoções e impulsos. Difícil, né?! Mas super possível! É um conceito que precisamos desenvolver em nós mesmos para a vida, para conseguirmos conciliar o nosso lado emocional com o racional e neutralizar nossas emoções negativas, que são aquelas que trazem os comportamentos não tão bacanas e, então, potencializarmos as emoções positivas.


“Você não pode determinar que emoções você vai sentir, quando ou o quão intenso você vai sentir. O ponto de escolha é o que você faz depois que a emoção vem”. – Daniel Goleman

Daniel Goleman, pesquisador especializado nessa área - considerado o pai da IE-, divide o conceito em 4 domínios: Autoconsciência, Auto-Gerenciamento, Consciência social e Gestão de relacionamento. Os dois primeiros são de natureza intrapessoal, ou seja, o desenvolvimento da nossa capacidade de refletir sobre nós mesmos e de reconhecer nossas emoções. Os segundos conceitos são interpessoais, é a nossa capacidade de compreender os sentimentos dos outros, aqui a base é o conceito de empatia.

Sendo assim, entendemos que temos alguns passos a seguir: 1 – Reconhecer as próprias emoções Precisamos desenvolver a nossa habilidade de reconhecer nossas próprias emoções e quais efeitos elas causam no nosso corpo e nas nossas relações. Esse talvez seja o grande segredo da IE. Mas, não apresse nada, devemos estar conscientes de que a IE é um processo gradual e que cada pessoa tem o seu próprio tempo de ampliação.

Uma dica de ouro? Comece a escrever sobre seus sentimentos e ações, quando colocamos no papel ficamos mais conscientes e conseguimos racionalizar melhor sobre.


2 – Controlar nossas emoções


Todos nós passamos por momentos de grande estresse e ansiedade por inúmeros motivos. Saber lidar e controlar nossas emoções nos traz ao momento presente de cada situação, isso faz toda a diferença para a tomada de decisão nesses momentos mais explosivos.

Quando estiver sob pressão, evite pensar em coisas negativas. Mantenha o otimismo e tente enxergar sempre a parte positiva, a coisa mais importante é manter a calma. Nunca se esqueça que toda situação tem muitos caminhos para se resolver, quanto mais calmo você estiver, mais fácil chegará no melhor caminho.

Nossa dica para esses momentos turbulentos: procure uma distração, faça uma atividade que te dê prazer para canalizar sua ansiedade e aliviar o estresse.


3 – Empatia


Aqui entra uma competência fundamental e muito poderosa, nossa capacidade de se colocar no lugar dos outros. Ou seja, compreender a situação do outro e tentar entende-lo e respeitá-lo. Leva tempo e precisa de dedicação para aplicarmos a empatia na nossa vida. Isso, muitas vezes, nos ajuda a prever situações de conflitos.


“Leva tempo e esforço para alterar um hábito”. – Daniel Goleman

4 – Saber se relacionar


Outra parte importante é saber construir e manter boas relações, guiando as emoções do outro. Isso te ajuda a criar um ambiente positivo ao seu redor. Dentro do pilar Gestão de Relacionamentos estão as seguintes capacidades: influência, mentoria, administração de conflitos, trabalho em equipe e liderança inspiradora. Pessoas que têm facilidade para gerir relacionamentos sabem como desenvolver pessoas ao seu redor, dar retornos positivos e negativos, conselhos, criar grupos de pessoas motivadas e lidar muito bem com conflitos, tanto na vida pessoal como profissional.



Sabendo que todas as nossas emoções influenciam diretamente as situações do nosso dia a dia, fica ainda mais clara a importância de ampliarmos a nossa IE. Ela é essencial para nos ajudar a lidar com tudo isso e tomarmos decisões de forma mais consciente, obtendo sucesso e bons resultados, tanto na vida pessoal como na profissional. É comprovado que pessoas com IE ampliadas conseguem pensar, sentir e agir de forma mais inteligente, não permitindo que suas emoções guiem sua vida.


E você, quer realizar uma verdadeira transformação na sua vida? Vamos desenvolver a sua Inteligência Emocional? Entre em contato com a gente, queremos participar dessa sua transformação.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page