top of page

Você já ouviu falar em Psicologia Positiva? Sabe o que é?

Não, não são os livros de autoajuda. Psicologia Positiva é um movimento científico recente, seu início foi no final da década de 1990, quando Martin Seligman, psicólogo estadunidense, professor da Universidade da Pensilvânia, foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). Seligman percebeu que a Psicologia tradicional estava muito restrita às limitações humanas e às doenças e distúrbios mentais e que o outro lado, focado no potencial humano, estava negligenciado.


A partir desse momento reuniu inúmeros psicólogos e pesquisadores de forma a juntar esforços com os principais líderes da área, como Mihaly Csikszentmihalyi, Ed Diener, Christopher Peterson, Carol Dweck, entre outros.

Seligman: “Precisamos olhar para o que dá certo com as pessoas”

Com isso, a Psicologia Positiva veio para abordar o que faz a vida valer a pena, estimulando dois elementos básicos para o pleno desenvolvimento do ser humano: responsabilidade e livre-arbítrio. O indivíduo passa a ser o protagonista do seu próprio destino. Ela se interessa pelo que dá certo com as pessoas, por suas qualidades e sobre como promover o seu florescimento (flourishing), o que fortalece o desenvolvimento, o bem-estar e a realização de potenciais e objetivos.


A teoria do bem-estar de Martin Seligman, são 5 elementos básicos (PERMA): emoções positivas, relacionamentos, engajamento, sentido e realização. Depois de muitos estudos, a Psicologia Positiva conseguiu mostrar a importância desses elementos para o desenvolvimento humano, contribuindo para diversas áreas como saúde, educação e organizações.

“A vida impõe os mesmo reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade.” Martin Seligman

Agora focando nas emoções positivas, vale ressaltar que ser emocionalmente positivo não significa estar sorrindo o tempo inteiro, mas saber utilizar as suas emoções positivas para ajudá-lo a alcançar o bem-estar e vivenciar o melhor de suas potencialidades.

Primeiro é importante desenvolver a auto empatia. Para isso você precisa se voltar para dentro e perceber o que acontece no seu íntimo em diferentes situações. Se perguntar como se sente em relação a algum acontecimento ou alguém e entender quais são suas principais necessidades diante dessa situação. Refletir sobre isso até atingir uma clareza sobre suas emoções, afinal saber reconhecê-las é um grande passo.


Outro grande passo é saber estimular sentimentos positivos em momentos críticos ou desafiadores. Por isso, escolhemos 4 Emoções Positivas e sugerimos algumas ações que você pode praticar sempre: Alegria – Prolongue os momentos alegres Pense em uma lembrança feliz recente e, por dois minutos, perceba seus sentimentos e reviva-os. Explore seus cinco sentidos para relembrar este momento em toda a sua amplitude. Reviver momentos alegres é uma forma incrível de melhorar o seu bem-estar emocional.


Gratidão – Pote da Gratidão

Experimente pegar um pote ou uma caixinha e guarde todos os momentos especiais da sua vida. Todos os dias anote em um papel algo pelo que você foi grato naquele dia! Vale qualquer situação, até mesmo gratidão a si mesmo por estar se cuidando. Sempre que você quiser releia seus momentos guardados e reviva essas emoções.


Serenidade – Sinta sua respiração

As práticas de atenção plena (mindfulness) envolvem corpo e mente e nos ajudam a relaxar e nos sentirmos mais serenos. Sente em um local tranquilo e sinta os pontos de contado do seu corpo com o chão ou a cadeira, explore essas sensações. Depois foque sua atenção na sua respiração, como seu corpo se comporta, o peito e abdômen retraindo e expandindo. Sinta sua respiração. Se seus pensamentos começarem a surgir, volte o foco para a sua respiração. Experimente fazer isso em diferentes momentos do seu dia e observe os efeitos no seu corpo e mente!


Inspiração – Quem é minha inspiração?


Faça uma lista de pessoas que te inspiram, por diferentes motivos! Ao lado dos nomes, escreva esses motivos, todos eles. Olhe para essa lista e reflita sobre as pessoas e todos os motivos, reflita sobre o que você pode mudar em você para agir como aquela pessoa que tanto te inspira. Essa é uma maneira de desenvolvermos novas competências, mudarmos alguns hábitos e sermos melhores a cada dia.


É importante sabermos como controlar nossas emoções e maneiras de estimular sentimentos e sensações positivas em meio ao caos de alguma situação! Já dissemos em outro post aqui no blog que se nos mantermos serenos e calmos diante de uma situação desafiadora, tomaremos as melhores decisões para alcançar a solução!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page