top of page

Autoconhecimento: para que me conhecer melhor?


Autoconhecimento é a consciência que alguém tem de si mesmo. Você tem ideia de quanto você se conhece?


A maioria das pessoas acredita que é muito, mas a realidade costuma ser bem diferente...


A importância do Autoconhecimento


O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor próprio e fortalecer a autoestima e pressupõe uma busca em seu próprio interior por respostas e entendimentos para várias questões básicas sobre si mesmo e sobre a vida.


Por meio do autoconhecimento podemos perceber e tomar ações sobre tudo aquilo que precisamos mudar em nós mesmos.


Já reparou como algumas pessoas são mais resilientes e têm uma confiança acima da média, enquanto outras se desequilibram diante de qualquer problema? Um bom começo para desenvolver esse equilíbrio emocional é o autoconhecimento.


Como expandir o autoconhecimento?


Comece observando seu dia a dia. Tente identificar o que ou quem influencia as suas escolhas desde as mais simples – que roupa irei vestir, até as mais complexas. Passo a passo, busque em sua memória quais as figuras que inconscientemente costumam determinar o que e como agir e decidir.


Um processo de coaching baseado em metodologias e ferramentas adequadas irá auxiliá-lo a buscar conhecer melhor seus pontos fortes e fracos, seu potencial de desenvolvimento pessoal e profissional. Quem se conhece e sabe quais são os seus talentos e as suas fraquezas, tem a necessária confiança de que consegue usar suas capacidades para resolver as adversidades que a vida possa colocar em seu caminho.


Por outro lado, se você pouco se conhece, vai ficar em um ciclo vicioso onde busca continuamente a aprovação dos outros, pois não sabe dos seus reais potenciais.


Para cada preferência e qualidade suas que você descobrir, sua confiança vai melhorar, assim como a sua autoestima, além de você saber exatamente como agir de acordo com as suas características pessoais em cada situação da vida.


Uma prática constante


A busca pelo autoconhecimento é uma prática infinita e deve ser constante. Todos os dias passamos por situações diferentes e tudo de novo que nos acontece nos ensina algo sobre nós mesmos e apesar de ser trabalhoso e requerer nosso foco, os resultados são gratificantes.


Autoconhecimento significa olhar para si mesmo com generosidade, honestidade e abertura para reconhecer, em si, as próprias capacidades e falhas. Significa também apropriar-se de si e assumir o protagonismo de sua vida. Ele nos permite também ser mais flexíveis e compreensivos na convivência com outras pessoas, seja no campo pessoal e profissional.


O Coaching certamente é uma das melhores maneiras para ampliar o autoconhecimento de seus coachees, promovendo a expansão da consciência e criando maior segurança para tomar as decisões mais adequadas com seus projetos de vida.


Que tal investir nessa jornada para dentro de si mesmo?

Quer saber mais, entre em contato conosco para caminharmos juntos nesse processo tão enriquecedor!
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page