top of page

Como estar preparado para a retomada?

  • Empathic
  • 4 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

5 dicas simples e práticas que podem fazer a diferença

Já perdemos a conta dos dias que estamos em isolamento social, home office total ou parcial, home schooling, entre tantas outras mudanças que aconteceram em nossas vidas nos últimos meses.


Passada a adaptação inicial, onde trouxemos o mundo lá fora para dentro de nossa casa e reaprendemos a conduzir as nossas atividades de maneira totalmente diferente, criamos novos comportamentos, experimentamos novas emoções e sentimentos, mas novas demandas e preocupações estão surgindo e criando um novo ciclo de mudanças e questionamentos referente ao futuro próximo. Como será a retomada? Terei meu emprego? Quando as escolas voltarão? Como serão as novas rotinas nas empresas?

Além das já conhecidas preocupações com o negócio, o mercado, os concorrentes e clientes, os líderes e suas equipes terão que lidar mais intensamente com as questões emocionais que tanto impactam no clima e resultados das organizações.


Um cenário como esse, onde a incerteza e a insegurança estão mais presentes do que nunca, algumas ações podem fazer a diferença entre apenas sobreviver ou reconstruir significados e resultados:

1. Busque seu autoconhecimento

Seja você o líder ou colaborador de uma equipe, busque o autoconhecimento. Entenda melhor seus comportamentos, valores, necessidades e motivações. Aproveite este momento de tantas mudanças para investir em sua transição pessoal. Busque novos significados, este é o melhor momento de reconstruir a partir do novo. A pior coisa que pode acontecer é passarmos por tudo isso e não querermos mudar nada em nós mesmos.


2. Fortaleça as relações de Confiança

Em um momento de incertezas é normal que as pessoas se sintam ameaçadas e que a confiança na empresa, no líder e até nos pares seja abalada. Para fortalecer a confiança em sua equipe o líder precisa ser acessível envolver as pessoas nas discussões sobre o futuro, construir com clareza e sentido suas ações e promover um ambiente de colaboração para o desenho de soluções. Ninguém sabe como será o futuro, mas juntos, líderes e equipes podem criar um ambiente de confiança e proatividade, estabelecendo novas rotinas e comportamentos que trarão as melhores respostas.


3. Melhore a Comunicação

Criar e manter um ambiente de confiança requer uma comunicação assertiva e congruente. Manter uma comunicação aberta, de fácil acesso e que estimule a comunicação de mão dupla é imprescindível. Crie uma conexão empática com sua equipe, procure entender os objetivos, valores e opiniões de todos. Fale com clareza e com a maior transparência possível, caso tenha alguma informação que não possa ser dita, explique isso para sua equipe. E acima de tudo, expresse seus sentimentos e pensamentos, dê feedbacks e manifeste sua gratidão.


4. Cuide de si mesmo integralmente

Neste momento onde a demanda de energia está tão alta quanto as preocupações e inquietações os cuidados com sua saúde precisam ser prioridades. O sono tem sido afetado, assim como os hábitos de exercícios e alimentação. Então coloque um foco nisso e estimule seus colaboradores ou colegas a fazer o mesmo. Pratique algum esporte seguindo os protocolos de segurança, equilibre sua alimentação, crie uma rotina do sono e cuide da sua saúde mental. Meditação, leituras e conversas construtivas podem ser ótimas opções para balancear suas atividades diárias.


5. Invista em desenvolvimento

Precisamos construir as soluções para o futuro e investir em novos conhecimentos. A velocidade e dinamismo das mudanças tem nos trazido um universo de novas possibilidades que podem ser desenvolvidas. Os treinamentos à distância têm se mostrado eficazes e viáveis para a disseminação de novos conhecimentos. Os processos de coaching, sejam eles individuais ou em equipe, funcionam perfeitamente no ambiente digital e podem ser um forte aliado no desenvolvimento de novos comportamentos e habilidades. O importante é manter-se em aprendizagem constante!

Essas nossas dicas são válidas para todos os colaboradores de uma organização, não importando seu cargo hierárquico. Mas fica aqui nossa dica adicional para os líderes: invista em sua equipe, conecte-se empaticamente com suas pessoas e dê ferramentas para que elas possam enfrentar esse momento tão frágil se sentindo mais seguras e com mais confiança – em si mesmas e em você, líder. Promova uma melhor comunicação e integração entre os membros da equipe, cuide das emoções e proporcione caminhos de desenvolvimento.


Como dissemos acima, o Coaching de Equipes pode ser um grande aliado nesse momento de retomada, afinal esse programa tem como principal objetivo alinhar, engajar e desenvolver equipes para um objetivo comum. Mande um e-mail para a gente e vamos conversar mais sobre todas as necessidades da sua equipe e empresa, estamos dispostas a transformar esse momento em algo mais leve e menos estressante para todos nós!

Comments


bottom of page