top of page

A importância do Coaching em Programas de Liderança




Uma situação muito comum nas empresas e que certamente causa problemas e impactos nos seus resultados é a promoção de excelentes técnicos que passam a ser lideres, mas que não dão certo na nova posição.


Ser líder nem sempre é fácil e exige competências que nem todos possuem. Algumas pessoas têm facilidade para liderar e precisam apenas de uma certa ajuda para desenvolver alguns pontos, porém existem também aquelas que não são muito familiarizadas com a liderança, e que possuem uma grande necessidade de buscar metodologias e técnicas para desenvolver as competências que as ajudarão a liderar com efetividade.


Nesse momento o coaching assume um papel muito importante. Por meio de um processo de coaching bem estruturado o novo líder consegue mergulhar em seu autoconhecimento e definir qual é a competência que se desenvolvida trará os melhores resultados em sua liderança.


Existem excelentes programas de treinamento de liderança que podem trazer conhecimento aos líderes e também promover o alinhamento entre os pares para uma atuação baseada em princípios e valores comuns. Porém um processo de coaching encurta um longo caminho para o desenvolvimento de competências específicas de cada líder. Se associarmos um bom programa de treinamento de líderes com sessões de coaching individual teremos resultados mais efetivos, alinhados e em um prazo mais adequado às necessidades das empresas nos dias de hoje.


Se você está pensando em adotar um programa de desenvolvimento de líderes em sua empresa, ou se é um novo líder que está preocupado em buscar seu desenvolvimento, veja abaixo algumas dicas:

  1. Conheça o seu perfil e de sua equipe – Saber seu modo de funcionamento, preferências e valores é um grande passo para encontrar oportunidades de desenvolvimento. Quando, além do autoconhecimento, o líder conhece seus liderados e reconhece sua individualidade, conseguirá desenvolver e inspirar a equipe para melhores resultados.

  2. Ouça sua equipe - A escuta ativa é uma ferramenta fundamental para a gestão. O bom líder, certamente ouve mais do que fala. Desenvolver a comunicação certamente é um investimento com retorno garantido para todos os envolvidos.

  3. Valorize o feedback – A prática de feedback deve ser incentiva e desenvolvida. O líder deve saber dar e receber feedback em uma relação construída com base na confiança.

  4. Tenha empatia – O líder precisa saber se colocar no lugar do outro para entender melhor as suas demandas. Em uma relação de empatia pode-se entender o ponto de vista do outro, sem julgamentos, mesmo que você não concorde como ele.

  5. Reconheça os trabalhos da equipe – É natural do ser humano esperar o reconhecimento pelas suas ações. Para manter os colaboradores motivados reconheça e comemore sempre as boas ideias e bons resultados.

  6. Lidere pelo Exemplo – O que o líder mostra na prática é o que inspira seus liderados a seguirem na mesma direção.

  7. Desenvolva a Inteligência Emocional – Um bom líder deve saber se adaptar aos diferentes contextos e às frequentes mudanças no mundo organizacional. Mantendo o equilíbrio emocional é mais fácil tomar as melhores decisões e influenciar essa mesma conduta dos colaboradores.

Não existe uma única forma de se desenvolver bons líderes. O importante é identificar as oportunidades de melhoria e competências a serem trabalhadas. Ser um bom líder é um enorme desafio, porém com diretrizes e apoio de um bom profissional é possível promover as mudanças de comportamentos necessárias para respaldar o desenvolvimento da liderança.

Quer saber mais, entre em contato conosco para caminharmos juntos nesse processo tão enriquecedor!
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page