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Virei gestor, e agora?

Vamos deixar a primeira, e talvez principal, lição estampada logo no começo desse texto. Anote e guarde em um lugar bem à vista: Liderança se aprende na prática, através das suas experiências vividas.


Podemos falar sobre diferentes livros e estudos sobre o tema, criar um infográfico ou algum passo a passo, mas a verdade é que só se aprende a ser líder sendo! É no dia a dia, nas adversidades e nos momentos de grandes conquistas, são os pequenos e grandes problemas que nos tornam bons líderes. O primeiro cargo de gestão trará consigo vários erros e acertos, isso tudo influenciará profundamente a carreira deste novo gestor e serão decisivos na definição do seu estilo de liderança.


Esse processo é gratificante e penoso, cheio de euforia e desorientação e, muitas vezes, traz aquela sensação de incompetência no final do dia. Mas algumas dicas preciosas envolvem a criação de um bom relacionamento com a equipe e saber quando pedir ajuda. É um processo novo, com grandes desafios e pedir ajuda é natural. Vamos nos aprofundar mais sobre isso adiante.


O cargo de gestor traz consigo uma bagagem grande cheia de novas atribuições, novas responsabilidades profissionais, novas competências, etc. Por mais talentoso que o novo gestor tenha sido em sua carreira solo, umas das primeiras lições que ele aprende ao assumir sua primeira gestão é que seu novo papel demandará novos conhecimentos e habilidades e que precisará de um mindset de aprendizagem para construir sua nova identidade profissional e assim ter sucesso como líder. Permita-se ser vulnerável e lembre-se: todos os erros cometidos em suas novas atividades como gestor são lições fundamentais para que seu aprendizado aconteça de modo consistente e gradual.


Uma das primeiras adaptações a serem feitas é a mudança do trabalho individual de especialista para o de gestão. Trabalhar para fazer com que sua equipe se engaje com os objetivos da área e respeitem os seus comandos, vai além da autoridade formal. Os novos gestores precisam compreender a essência do seu papel, que é o de estar no comando e de mobilizar seu time para a conquista de objetivos comuns.


Mas, como dissemos, temos excelentes estudiosos sobre o assunto, que podem nos ajudar muito durante esse processo. Linda Hill é uma dessas experts nesse assunto e quebra muitos mitos sobre a primeira gestão, como vocês podem ver no quadro abaixo:


Podemos resumir esse quadro em duas grandes lições para você começar o seu novo cargo como gestor mais confiante e motivado.


Construir relações é essencial

Esse é o grande X da questão para se tornar um bom líder, quando um novo gestor assume sua nova posição uma das mais difíceis tarefas é ganhar a confiança e o respeito das pessoas: seus subordinados, pares e gestores executivos.


Em meio às suas novas atribuições de gestão eles precisam demonstrar caráter – a intenção de fazer a coisa certa, competência – saber fazer a coisa certa e influência – saber comunicar e realizar a coisa certa. Agindo com consistência e integridade o novo gestor passa a ter credibilidade pessoal e construir relações de confiança, estabelecendo assim relacionamentos pessoais produtivos com todas as pessoas de sua rede.


Buscando ajuda

Como já adiantamos acima, dada a natureza múltipla de suas novas responsabilidades, novos gestores certamente cometerão erros, e apesar desses erros serem importantes para o processo de aprendizagem e desenvolvimento, será difícil e doloroso passar por esse processo de expansão e reconfiguração de papel profissional.


As pesquisas mostram que infelizmente poucos gestores pedem ajuda nesses momentos. Muitos acreditam que se foram promovidos, precisam ter todas as respostas e que não devem demonstrar vulnerabilidade. Outros temem compartilhar seus erros e insucessos por medo dessas informações serem usadas contra eles mesmos no futuro.


Para apoiar esses gestores em seu novo papel é importante que exista um bom relacionamento entre o novo gestor e seu líder. Os líderes de novos gestores precisam compreender as dificuldades e ajudá-los a superar e desenvolver as novas habilidades necessárias, auxiliar esse gestor na busca de seu sucesso nessa nova posição. Assumir o papel de “mentor” de novos gestores pode trazer inúmeros benefícios para sua área e para a empresa como um todo. Uma dica boa, para você gestor, é selecionar alguém que possa ser o seu mentor, com certeza será gratificante para a pessoa poder auxiliar esse processo tão importante na vida de alguém. E não vamos nos esquecer que grandes líderes criam novos grandes líderes, isso é algo fundamental para o sucesso nos dias de hoje e, nesse contexto, dar uma atenção especial aos novos gestores deve ser prioridade.


Implantar programas de coaching e mentoria para novos gestores é um investimento cujo retorno pode ser medido por meio dos resultados da organização. E mesmo que a empresa não tenha um programa formal de coaching e mentoria, o novo gestor deve procurar apoio de profissionais experientes, seja dentro ou fora da organização, e investir tempo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, são muitas as novas habilidades que precisam ser desenvolvidas para transformar esse gestor em um líder que cria novos líderes!


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